Um estudo de caso sobre as estratégias de marketing do Botafogo Futebol Clube
Santos, Rebeca Peres
Resumo
O estudo sobre marketing esportivo está em crescente evolução nas últimas décadas, isso se dá pelas cifras milionárias ao redor do esporte. O futebol em especial atrai multidões de torcedores apaixonados e patrocinadores. Apesar de existirem trabalhos científicos voltados para o tema de estratégias de marketing no futebol brasileiro, muitas dessas pesquisas são aplicadas a grandes times, havendo uma carência de um estudo em times menores, dessa forma se viu a necessidade de explorar mais sobre o tema, tendo como estudo de caso o Botafogo Futebol Clube, com sede na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Por se querer averiguar as relações entre clube/torcedor e entre clube/empresa, a abordagem qualitativa foi a adotada na pesquisa. O trabalho teve início com levantamentos bibliográficos cuja finalidade foi a de embasar teoricamente o trabalho. Também foi realizada uma pesquisa de campo utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas direcionadas à equipe de marketing do Botafogo Futebol Clube e a alguns sócios torcedores. Este estudo tem como principal objetivo analisar as estratégias de marketing envolvendo patrocinadores e sócios torcedores no Botafogo Futebol Clube.
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