Investigação da abordagem do conteúdo de atomística em studygrams voltados para o ensino de química

SILVA, Danilo Pinheiro da

Resumo

Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), os métodos de estudo passaram por diversas atualizações, não se limitando aos livros didáticos. Ambientes de interação virtual como as redes sociais Instagram®, Facebook®, WhatsApp® e afins estão ganhando cada vez mais espaço no âmbito educacional. Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os posts publicados em perfis do Instagram® que abordem conceitos concernentes a Modelos Atômicos. A seleção dos posts foi feita através de pesquisa exploratória utilizando-se as hashtags #modelosatomicos e #modelosatômicos, e outras similares, na própria ferramenta de busca do Instagram®. Foi verificado que a maioria dos posts tinha por intuito a explicação dos conceitos abordados sobre atomística, sendo geralmente resumos ou mapas mentais publicados em Studygrams (uma espécie de diário eletrônico de estudos). Algumas postagens cometeram equívocos conceituais sobre o tema trabalhado, porém, ao comparar com a quantidade de posts analisados o número de erros encontrados não foi significativo. Em linhas gerais, os posts verificados no Instagram® podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, é indispensável a utilização de outros materiais didáticos para o estudo e a orientação do professor na seleção desses materiais.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.