Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associação dos Servidores do IFPB-JP

Lima, Ana Claudia da Silva

Resumo

O marketing de relacionamento possui um papel estratégico fundamental para fidelização e satisfação dos clientes, através da construção de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opiniões dos associados e funcionárias sobre as ações de marketing de relacionamento da Associação dos Servidores do Instituto Federal da Paraíba – ASSIFPB, localizada na cidade de João Pessoa, através de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplicação de um questionário com 16 questões, através de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no período de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, também foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis questões, aplicada com três funcionárias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elaboração dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos específicos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais ações de marketing de relacionamento são relevantes na opinião dos associados; investigar o entendimento das funcionárias sobre marketing de relacionamento e as ações desenvolvidas pela associação e por fim aponta a satisfação ou insatisfação dos associados com as ações desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a questão problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as ações desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relevância perceptível para os associados e as funcionárias.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.