Caracterização de Antena Tipo Refletor de Canto Utilizando Superfícies Seletivas em Frequência

José Pereira de Lyra Ramos, Nieremberg

Resumo

O surgimento de novas aplicações que utilizam a tecnologia da transmissão sem fio representa um desenvolvimento expressivo nos sistemas de telecomunicações. Porém agregado a esse desenvolvimento tem surgido novos problemas devido a limitações do espectro eletromagnético. Uma alternativa para mitigar esses problemas é o uso de antenas inteligentes capazes de direcionar as ondas eletromagnéticas, evitando interferir em outros equipamentos. Uma forma de fabricação de antenas inteligentes utiliza superfícies seletivas em frequência, estas são capazes de refletir ou permitir a passagem de ondas eletromagnéticas, dependendo da sua frequência. Visando evitar que a antena interfira em outros sistemas, busca-se que essa tenha uma melhor diretividade, minimizando a energia de lóbulos secundários em direções distintas à direção de propagação do projeto. A antena tipo refletor de canto se apresenta como um bom tipo de antena diretiva, pois apresenta uma boa relação frente/costas. Este trabalho tem como proposta a utilização de superfícies seletivas em frequência para a fabricação de antenas tipo refletor de canto com abertura de 60°. O dimensionamento da estrutura, o ajuste da resposta em frequência e a sua possível reconfiguração, utilizando comutação, são aspectos abordados neste trabalho. Para a análise numérica das estruturas são utilizados os aplicativos da ANSYS, que fazem uso do método dos momentos e método dos elementos finitos. São apresentadas as comparações entre os resultados obtidos na caracterização numérica e experimental. Ao analisar os resultados obtidos, é possível observar uma boa concordância, o que valida os processos utilizados.

Citação

JOSÉ PEREIRA DE LYRA RAMOS, NIEREMBERG. Caracterização de Antena Tipo Refletor de Canto Utilizando Superfícies Seletivas em Frequência. Dissertação—Paraiba: IFPB Campus Joao Pessoa, 2016.

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.