INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA À APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO TÉCNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE

Resumo

O ensino de disciplinas de cunho prático com abordagem baseada em projetos é uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo diverso de alunos, com diferentes competências, cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadora quando visa-se não apenas fornecer o conhecimento teórico necessário, mas também melhorar a empregabilidade dos alunos. Para tanto, é crucial transmitir aos alunos a experiência real do mercado de trabalho e, uma das formas de se fazer isso, é por meio do ensino baseado em projetos, tornando os projetos realmente orientados para solução de problemas reais do setor energético. Neste artigo, o objetivo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina Projeto de Instalação de Energias Renováveis para enfrentar os desafios acima. A disciplina é oferecida para alunos do curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis do IFPB, campus Santa Luzia, em seu último ano de estudo, portanto, como resultados, espera-se preparar os alunos para o mercado de trabalho e oferecer oportunidades de networking com empresas locais, bem como outras pessoas da própria academia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.