CONSTRUINDO COMPETÊNCIA TÉCNICA A PARTIR DA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E LÓGICA NA DISCIPLINA DE DESIGN NO CURSO TÉCNICO DE DESIGN DE CALÇADOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA LYNALDO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, EM PATOS/PARAÍBA

BARROS, FRANCISCA EMANUELLY MORAIS DE

Resumo

A motivação deste trabalho é mostrar e desenvolver a reflexão sobre a pedagogia interdisciplinar, que inspira a curiosidade, desafia a imaginação e contribui para o surgimento de novas habilidades. Neste sentido, o presente estudo traz as sequencias didáticas como um elemento fortalecedor da interdisciplinaridade e da aprendizagem. A pesquisa conta com a aplicação de sequencias didáticas por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no curso técnico integrado ao Ensino Médio de Design de Calçados na disciplina de design, que podem ser vistas como um recurso metodológico que, além de sistematizar, também possibilita a realização de atividades não só teóricas, mas também práticas sendo elas de maneira gradativa, o que gera mais aprofundamento no objeto de conhecimento em estudo. A viabilização da pesquisa é proporcionada pelo modelo de escola cidadã em tempo integral, que possibilita a oferta de cursos técnicos atrelados ao ensino médio, lançando múltiplas oportunidades e potencializando a inserção do jovem a sociedade e vislumbrando o alcance ao mercado de trabalho. Diante da importância dessa temática, espera-se que esse estudo possa contribuir nas habilidades em defasagem do ensino para que assim tenham reflexos positivos através dessa intervenção, havendo comprovada progressão delas para que alcance o cumprimento dos objetivos de aprendizagem

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.