USO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM FOCADO AO ENEM

VIEIRA, PÂMELA LARISSA DE SOUSA

Resumo

Ciente das dificuldades enfrentadas pelos alunos concluintes do Ensino Médio, em especial aqueles matriculados em escolas públicas, o presente trabalho apresenta, como alternativa para autoorganização discente, a utilização de ferramentas gerenciais da qualidade, com o intuito de otimizar, sistematizar e planejar um cronograma estratégico voltado para a realidade do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Diante das deficiências e limitações por parte de algumas metodologias adotadas nas escolas e com o intuito de auxiliar os alunos nos seus cronogramas de estudos, são indicadas algumas ferramentas, tais como: Estratificação, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, para a elaboração de um plano de estudos otimizado e eficiente. Após aplicação dessas metodologias foi possível concluir que tais ferramentas se mostraram eficientes para alcançar os objetivos propostos, sendo que a estratificação foi utilizada para categorizar e organizar os conteúdos analisados, o Diagrama de Pareto responsável por indicar quais assuntos deveriam ser priorizados e, por fim, o Diagrama de Ishikawa foi capaz de investigar as causas raízes dos principais problemas listados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.