Análise Acústica de Desvios Vocais Infantis utilizando a Transformada Wavelet

Santos, Mikaelle Oliveira

Resumo

Distúrbios da voz podem atingir diferentes faixas etárias, afetando a qualidade vocal, prejudicando a comunicação por meio da voz. Técnicas de processamento digital de sinais de voz podem ser empregadas para auxiliar outros métodos de avaliação de distúrbios da voz, tais como análise otorrinolaringológica e análise perceptivo-auditiva. Crianças com distúrbios de voz podem apresentar efeitos negativos no seu desenvolvimento social, educacional e físico. A investigação e o diagnóstico precoce do desvio vocal infantil permite maior eficácia no tratamento. Entretanto, a avaliação de desordens vocais em crianças apresenta alguns desafios relacionados às dificuldades de cooperação das mesmas durante os exames tradicionais. Nesta pesquisa, as medidas de energia e entropia dos coeficientes de detalhe da transformada wavelet são empregadas na avaliação da qualidade vocal em crianças. Dois estudos de caso são abordados nesta pesquisa: 1) Análise acústica do grau da intensidade do desvio vocal; e 2) Análise acústica da qualidade vocal predominante (rugosidade e soprosidade). As medidas de energia e entropia dos coeficientes de detalhe da transformada wavelet são utilizadas de maneira individual e combinada a fim de se obter uma maior eficácia na classificação dos sinais. Para o primeiro estudo de caso, utilizando-se de um vetor híbrido de medidas combinadas, foram obtidas acurácias acima de 95% e, para o segundo, utilizando-se também do vetor de medidas combinadas, as medidas de acurácia foram superiores a 90%. Os sinais das vozes desviadas apresentaram elevação em suas frequências dos formantes, comparados às vozes sem desvio. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que o uso das medidas de energia e entropia dos coeficientes de detalhe da transformada wavelet mostra-se como uma técnica promissora, que pode ser considerada para ser empregada como uma ferramenta para análise acústica da qualidade vocal em crianças.

Citação

SANTOS, MIKAELLE OLIVEIRA. Análise Acústica de Desvios Vocais Infantis utilizando a Transformada Wavelet. Dissertação—Campus João Pessoa: IFPB, 2016.

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.