METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIAS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

CASTRO, KALINE SILVA

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar um Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para ser desenvolvido na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). O plano propõe o uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem (Aprendizagem Baseada em Projetos, educação baseada em jogos e escrita colaborativa) e de ferramentas digitais (Jamboard, Google Docs) para promover a Iniciação Científica na disciplina de Seminário de Iniciação à Pesquisa, no Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. O PIP estabelece como pesquisa a criação e testagem de jogos de cartas que abordam os conteúdos dos componentes curriculares do primeiro ano. A turma será dividida em grupos que percorrerão pelas seguintes fases: (1) elaboração do projeto de pesquisa, (2) criação e testagem de jogos e (3) produção do artigo científico. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos se tornem mais motivados com o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvam a criatividade, sejam capazes de se auto avaliar e aperfeiçoar a comunicação e as relações interpessoais. Outras competências a serem alcançadas são a de compreender a importância das pesquisas científicas na resolução dos problemas reais, ser capaz de elaborar problemas científicos e definir os seus objetivos. Em adição, saber utilizar as normas técnicas necessárias para a elaboração do projeto de pesquisa e artigo científico. Com isso, o PIP pode contribuir com o protagonismo do aluno da EPTNM, promover a iniciação científica, bem como possibilitar desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação para o trabalho.

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