MARIA DE LOURDES CÂNDIDO DA SILVA
SILVA, MARIA DE LOURDES CÂNDIDO DA
Resumo
A visita técnica é uma metodologia ativa, o qual consiste em um modelo de aprendizagem em que o aluno é o personagem principal que também assume responsabilidades no processo de sua aprendizagem. Logo, este estudo busca discutir a visita técnica como metodologia ativa de aprendizagem direcionada à construção de competências profissionais, com objetivos específicos: descrever ferramenta metodológica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); compreender o uso de metodologias ativas na EPT; apresentar proposta de uso de metodologia ativa para curso da EPT. Trata-se de pesquisa bibliográfica, a qual segue abordagem qualitativa e estudo descritivo. Portanto, a intervenção pedagógica apresentada como proposta é a visita técnica a uma comunidade rural que utiliza biodigestor para tratamento de resíduos, no qual os alunos do curso de tecnologia em gestão ambiental do Instituto Federal da Paraíba campus Princesa Isabel devem observar as atividades da propriedade, mas especificamente o funcionamento do biodigestor. Como produto final da visita técnica os alunos deveram produzir um documentário. Portanto, espera-se que a visita técnica desperte o olhar crítico, a sensibilidade como também os alunos têm a oportunidade de observar situações e contextos complexos a partir da visita, que é uma importante ferramenta de ensino.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.