A CARTOGRAFIA URBANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO TÉCNICO EM CORUMBÁ – MS.
SÁ, RAFAEL ROCHA
Resumo
Compreender como o espaço geográfico se organiza, se regulamenta e se estrutura, interpretando como os fenômenos ocorrem nesses espaços é objeto de análise da Geografia. Dentre as inúmeras saberes produzidos pela Geografia, a Cartografia é uma das que mais se destaca pela possibilidade de abrangência do seu uso, nos mais variados campos do conhecimento e saber. E com o avanço de novas tecnologias e ferramentas de processamento de dados, a Cartografia assumiu novos papéis e alcançou novos patamares na vida das pessoas. Com isso, essa proposta de intervenção visa contribuir para a construção de conhecimentos e saberes na formação de alunos-cidadãos através do ensino da ciência geográfica, com ênfase no uso da Cartografia, para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de ensino das cidades de Corumbá – MS, cidade que está localizada na fronteira oeste brasileira, divisa com a Bolívia. Para isto, definiu-se que a metodologia desta atividade de intervenção será de caráter aplicada com a abordagem do problema de forma qualitativa, sob o aspecto de estudo de caso, com o enfoque de pesquisa exploratória, já que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses (GIL, 2008). Ao final do ano letivo, espera-se que os concluintes obtenham além da titulação dos módulos que estavam matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), possuam alternativa profissional com o uso dos conhecimentos de geotecnologias, lhe permitindo o acesso ao mercado de trabalho e renda, ampliando as suas possibilidades de emancipação econômica.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.