INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES APLICADO À DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO.

GALVÃO, FRANKLIN MEDEIROS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica aplicada à disciplina de empreendedorismo. Irão participar da pesquisa 30 alunos, de ambos os sexos, regularmente matriculados no curso Técnico em Edificações do Instituto Federal da Paraíba, Campus Itaporanga-PB. A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Cada equipe de alunos irão entrevistar um empreendedor local da sua região, no intuito de associar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula com a experiência adquirida pelo empreendedor na administração do seu empreendimento. A entrevista será adaptada do livro empreendedorismo para visionários do autor José Dornelas. Como resultado esperado pretende-se estimular no aluno uma capacidade empreendedora através do compartilhamento de experiências trazidas por cada um e pelo meio externo com integração, cooperação e socialização. A intervenção pedagógica fornecerá aos alunos uma aprendizagem prática com uma experiência real, onde poderão questionar, indagar e conhecer as dificuldades e os acertos do empreendedor. Após a conclusão das etapas da entrevista, cada grupo compartilhará suas conclusões com os demais alunos. Esse trabalho será apenas um exemplo de como existem muitas possibilidades de inovações e criações de situações diversas para instigar o interesse dos alunos no processo de ensinoaprendizagem. Os resultados serão divulgados com a comunidade acadêmica e servirão como base de pesquisa para área educacional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.