Divisão de frações: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
Sousa, Fabrício Limeira De
Resumo
Este trabalho, motivado pela percepção da diĄculdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matemática, de identiĄcar em que momento da graduação o conceito de frações e operações básicas com frações foi abordado e de como ensiná-lo no ensino básico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divisão de fração a serem construídos na formação inicial do professor de matemática. Para tal Ąm, foi escolhido por Público-alvo Professores da rede básica de educação da região de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliográĄca de caráter exploratório com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas também com características descritivas e explicativas. Como resultado são apresentados os conceitos da disciplina de Introdução à Álgebra que subsidiam a compreensão da divisão de frações e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divisão de frações. Apresenta também o Conhecimento Especializado de Professores de Matemática ( Mathematics TeachersŠ Specialized Knowledge - MTSK), como modelo teórico que descreve o conhecimento proĄssional especíĄco e especializado que deve possuir um professor para ensinar matemática. Concluímos que os professores da educação básica conseguem identiĄcar que durante a graduação o conceito de fração foi abordado nas disciplinas de Estruturas Algébricas e Geometria Plana, no entanto é notório que grande parcela possui a diĄculdade em como transpor e transformar os conceitos avançados aprendidos em ferramentas metodológicas para o ensino.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.