ENSAIO ELETROMAGNÉTICO PARA ACOMPANHAMENTO DA FRAGILIZAÇÃO A 475°C EM AÇOS INOXIDÁVEIS DUPLEX

Barreto, José Hernando Bezerra

Resumo

Os aços inoxidáveis duplex (AID), em razão de suas excelentes propriedades relativas à resistência mecânica e à corrosão, encontram importante aplicação no setor industrial, principalmente em ambientes severamente agressivos. Porém, quando são submetidos a temperaturas superiores a 300°C, esses aços têm sua resistência à corrosão e tenacidade comprometidas devido à formação de fases fragilizantes em sua microestrutura. Dentre essas fases, destaca-se a ’ que se forma na faixa de temperatura compreendida entre 300 e 550°C e que é responsável pela conhecida “fragilização a 475°C”, por apresentar maior cinética de precipitação nesta temperatura. Essa fase se caracteriza por ter tamanho nanométrico e composição química rica em cromo. A precipitação de ’ já foi acompanhada por técnicas não destrutivas baseadas em propriedades magnéticas do AID, como a susceptibilidade magnética e a permeabilidade magnética. Contudo, neste trabalho buscou-se desenvolver uma técnica de ensaio não destrutivo (END), baseada na interação entre densidades de linhas de campo magnético e material, que seja capaz de acompanhar a fragilização a 475°C em um AID. O material escolhido para a realização dos testes foi o AID UNS-S31803 envelhecido nas temperaturas de 390, 425 e 475°C com tempos de envelhecimento de até 100 horas. As medidas de campo magnético induzido, utilizadas para o acompanhamento da formação da fase ’,foram capturadas por um sensor de efeito Hall a partir da aplicação de um campo magnético externo considerado ideal. Os resultados mostraram que o parâmetro magnético estudado foi sensível às mudanças ocorridas na microestrutura das amostras envelhecidas, podendo a presente técnica ser utilizada para o acompanhamento da fragilização em aços inoxidáveis duplex.

Citação

BARRETO, JOSÉ HERNANDO BEZERRA. ENSAIO ELETROMAGNÉTICO PARA ACOMPANHAMENTO DA FRAGILIZAÇÃO A 475°C EM AÇOS INOXIDÁVEIS DUPLEX. Dissertação—João Pessoa: IFPB, 2016.

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.