Análise da abordagem do tema nanociência e nanotenologia nos livros didáticos do ensino médio

Gomes, Márcia dos Anjos

Resumo

Com o avanço tecnológico surgiram diversos ramos da ciência que passaram a fazer parte do dia a dia da sociedade em geral, das quais podemos mencionar, a temática de Nanotecnologia e Nanociência (NeN). No que tange à educação básica, a abordagem de tais conteúdos caracteriza-se como de fundamental importância no dia a dia escolar, sendo citada nos documentos educacionais do país há mais de vinte anos. Nesse sentindo, o objetivo desse trabalho é realizar uma análise em seis coleções de livros didáticos de química aprovados no PNLDEM – 2018, acerca de como é abordado o tema de nanociência e nanotecnologia, e de como essa abordagem contribui para o ensino de química mais contextualizado. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa exploratória, de natureza básica e abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Através da pesquisa, foi possível observar que apesar da nanotecnologia e a nanociência estarem presentes no dia a dia de toda a sociedade, na palma da mão de um aluno quando usa o celular, não são temas comumente abordados nos livros didáticos analisados. Os resultados obtidos se agravam ainda mais diante da importância do livro didático na vida escolar de alunos e professores, principalmente naquelas escolas que enfrentam dificuldades com materiais didáticos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.