Nanociência e nanotecnologia: abordagem CTS para o ensino de química

FRANCELINO, Isabele da Silva

Resumo

Na modernidade, o indivíduo tem se habituado a fazer uso da ciência e da tecnologia, de tal forma, que estas já estão inseridas de forma intrínseca na sociedade. Um dos principais intuitos da ciência é buscar propostas inovadoras que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Diante disto, surgem os estudos em escala nanométrica, em outras palavras, a Nanociência e Nanotecnologia (N&N), que têm como intuito desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequência didática da temática N&N, através de uma abordagem com enfoque na vertente Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na disciplina Química, por meio de aulas expositivas e experimentais, para os alunos do Ensino Médio Integrado do IFPB Campus João Pessoa. A metodologia desta pesquisa baseou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante. A pesquisa foi desenvolvida por intermédio do Curso de Química Experimental do Ensino Médio (CQEEM) ofertado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Química e foi dividida em cinco encontros, em que se aplicou, a princípio, um Questionário de Sondagem (QS), posteriormente, foram ministradas aulas expositivas contextualizadas e realizada a experimentação. Através dos dados coletados no decorrer da práxis, e mediante a interpretação da produção textual feita pelos discentes, foi percebido que a abordagem CTS na temática supramencionada, gerou resultados positivos, tornando o processo de ensino e aprendizagem instigante e significativo para o aluno, estimulando e despertando sua cidadania e seu senso crítico.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.