Interações entre a modelagem matemática e a aprendizagem significativa no estudo de funções

Montenegro, Letícia Augusto de Araújo Moura

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar as contribuições da Modelagem Matemática como alternativa metodológica no ensino de funções para uma aprendizagem significativa. Para alcançar o objetivo proposto discorremos sobre as interações entre a Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa no estudo de funções a partir da análise de faturas de energia elétrica das residências dos estudantes. O estudo teve abordagem qualitativa, se configurando como uma pesquisa ação, contando com a participação de 28 estudantes que realizaram atividades a partir de uma proposta didática possibilitando modelar o valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica de suas respectivas residências. As atividades propostas fundamentaram-se nas contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e demais autores como Novak e Hanesian. Diante dos registros apresentados, evidenciamos que as atividades trabalhadas com a análise de contas de energia, favoreceram a construção do conhecimento matemático dos estudantes observando indícios de uma Aprendizagem Significativa proporcionada pela aplicação da Modelagem Matemática como metodologia de ensino, associando ao estudo de função, a um contexto presente no cotidiano deles

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.