Cascas de árvores do Sertão Paraibano como fonte de corante natural para tingimento de tecidos: uma proposta de sequência didática no ensino de química

Meneses, Maíre Gomes de

Resumo

As sequências didáticas podem servir de instrumento norteador para a construção de aulas mais dinâmicas e que associem outras ferramentas didático-pedagógicas, tais como atividades lúdicas, experimentos etc., a partir de um eixo central. Visto como uma ferramenta potente no auxílio das aulas, a experimentação no ensino de química é algo que vem sendo bastante explorada por professores e pesquisadores da área da Didática das Ciências. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática a partir de um estudo de caso que aborde a temática “tingimento natural de tecidos” com plantas comumente encontradas no sertão paraibano, utilizando-se de experimentos investigativos, e aplicar em uma turma de 3° ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa. Através da aplicação do estudo de caso, foi possível observar que os discentes apresentaram familiaridade com o uso dessas plantas para realização de muitas atividades oriundas do senso comum. Isso contribuiu positivamente na participação dos alunos nas etapas da sequência didática. As atividades experimentais investigativas, associadas à história do estudo de caso, tiveram um importante papel na sequência didática desenvolvida, pois foi essa associação que conseguiu instigar a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conceitos químicos abordados.

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