Investigação das contribuições dos modelos concretos para o ensino das ligações químicas SIGMA e PI

Abrantes, Paloma Gomes de

Resumo

O ensino de química passou por grandes desafios até ser efetivado no mundo e, principalmente, no Brasil. Hoje, esse ensino é um dos responsáveis por transformar os alunos em cidadãos críticos, capazes de levantar hipóteses e solucionar problemas presentes em seu dia a dia. No entanto, muitos desses alunos ainda não conseguem associar os conhecimentos adquiridos através do ensino dessa ciência com o seu cotidiano, o que proporciona para que os mesmos não gostem de estudá-la e se desmotivem. Além disso, o ensino tradicionalista contribui para esta desmotivação, já que este método ainda se faz presente, levando muitos professores a buscarem novas metodologias a fim de despertarem a curiosidade dos alunos, bem como a sua motivação. Umas dessas formas é o uso de modelos, utilizados durante as aulas de química para auxiliar no ensino de conteúdos abstratos. Assim, surgiu a necessidade de investigar as contribuições que tal método é capaz de proporcionar para o ensino do conteúdo sobre Ligações Químicas Sigma e Pi, caracterizando o principal objeto deste trabalho. O mesmo foi desenvolvido através da construção de modelos concretos para a representação de tal conteúdo pelos alunos da 3ª série do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Sousa. Após a análise dos dados obtidos através do questionário utilizado, foi possível perceber que a construção dos modelos proporcionou a alguns alunos a construção de conceitos mais adequados e que se aproximavam dos aceitos cientificamente, embora, para outros, essa mudança não tenha ocorrido significativamente.

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