Pra quê dinheiro? como a sociedade influencia os jovens na formação e desinformação da educação financeira

Justino, Julia Sione

Resumo

O presente trabalho teve intuito de promover a disciplina eletiva em Educação Financeira, “Pra quê dinheiro?” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente) com a participação da autora devido ao programa de residência pedagógica (PRP). Inicialmente para desenvolver o plano de ensino desta disciplina, foi utilizado o material disponibilizado no site vida e dinheiro. Com o avanço do planejamento, novas fontes de pesquisa foram sendo inseridas e adaptadas, para atender a diversidade em ferramentas e além de contextos atualizados sobre economia. As prerrogativas dos objetivos propostos para a disciplina eletiva foram: formar para a cidadania; ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente e responsável; oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudanças de atitude; formar disseminadores; ensinar a planejar em curto, médio e longo prazos; desenvolver a cultura da prevenção e proporcionar a possibilidade de mudança da condição atual. Desta forma a metodologia aplicada trata de uma intervenção pedagógica com estudo de caso. Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo geral analisar a aplicação da disciplina eletiva em Educação Financeira na turma do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. E como objetivos específicos utilizar metodologias ativas no desenvolvimento da disciplina, analisar a influência da internet e da sociedade no consumismo e por fim, apresentar criticamente a matemática para os alunos. Após a aplicação das dez aulas previstas no planejamento da disciplina eletiva, foi possível analisar como a mídia e a sociedade influenciam a vida dos jovens devido à falta de uma educação matemática crítica.

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