Interferência da gestão: a relação entre o estilo de gestão e a satisfação no trabalho
Barros, Manuela Ananias de
Resumo
O gestor tem papel fundamental na liderança da equipe, e seu estilo de gestão tende a refletir no comportamento de seus colaboradores. O estilo de gestão representa a maneira pela qual uma organização planeja, organiza, lidera, coordena, controla e avalia os esforços de um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum. A satisfação no trabalho é uma das principais variáveis que afetam o desempenho e o bem-estar dos colaboradores de uma organização. Um funcionário satisfeito tende a ser mais engajado, menos propenso a deixar a organização e mais produtivo, levando a muitos benefícios para a organização. No entanto, a satisfação no trabalho não é uma variável isolada, e outros fatores como personalidade, valores e expectativas individuais podem afetar como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho. Portanto, é essencial que os gestores levem em consideração as necessidades e expectativas individuais dos funcionários ao promover a satisfação no trabalho. Este estudo é uma pesquisa aplicada que procura soluções para problemas concretos, utilizando uma abordagem quali-quantitativa e um método indutivo que objetiva estudar a relação entre estilo de gestão e satisfação no trabalho para identificar o(s) estilo(s) administrativo(s) dominante(s) em um ambiente de trabalho. A pesquisa é descritiva e realiza-se em um setor de uma empresa, utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. O estudo analisou dez diferentes aspectos relacionados ao estilo de gestão, como o nível de participação dos funcionários, pressão e carga de trabalho, interação entre colegas, oportunidades de treinamento e reconhecimento do desempenho individual. Os resultados mostraram que a atual gestão da organização segue uma abordagem participativa, permitindo que os funcionários expressem suas opiniões e ideias livremente. Além disso, o estudo descobriu que não há um estilo de gestão autoritário em vigor, e os funcionários se sentem livres para executar suas atividades sem pressão ou carga de trabalho excessiva. No entanto, o estudo também mostrou que há espaço para melhorias em termos de reconhecimento e recompensa pelo desempenho individual, e alguns funcionários acreditam que há necessidade de melhorar o ambiente físico, mas que no geral o estilo de gestão da organização é geralmente positivo.
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