Literacia financeira de discentes de ensino superior: o ensino de gestão influencia o comportamento financeiro?
Silva, Magno Santos da
Resumo
A presente pesquisa buscou entender se o conhecimento em gestão influencia no comportamento financeiro de estudantes de nível superior, fazendo um comparativo entre cursos de gestão e cursos que não possuem uma relação com gestão através de dados coletados por um formulário do google forms onde buscou avaliar o nível de literacia financeira e o perfil comportamental dos estudantes. Visando responder aos objetivos propostos no estudo, foram realizadas correlações entre as variáveis apresentadas nos resultados, através da utilização de testes estatísticos e não paramétricos, desejando confirmar os resultados obtidos e aferir o grau de significância dos mesmos, através das análises realizadas. Os resultados indicaram que o ensino em gestão não apresenta uma influência significativa no comportamento financeiro dos estudantes. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no conhecimento financeiro entre os cursos analisados, sugerindo que o tipo de curso não é um fator determinante nesse aspecto. Nesse contexto, é importante ressaltar que os resultados desta pesquisa são específicos para a amostra e o contexto estudados, e não podem ser generalizáveis para outras populações ou contextos. Portanto, são necessárias investigações adicionais para ampliar o entendimento sobre a relação entre conhecimento em gestão, comportamento financeiro e outros fatores relevantes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.