O processo de aquisição e guarda de livros didáticos na biblioteca de uma escola municipal da rede pública de ensino de João Pessoa
Maia, Filipe de Farias
Resumo
O investimento público na educação é algo cada vez mais relevante nos dias atuais, trazendo a necessidade de uma melhor administração de políticas públicas sociais nesta área, como o Programa do Livro Didático (PNLD), que traz, às escolas públicas do Brasil, a responsabilidade de recebimento, guarda, distribuição e reutilização dos livros didáticos ano a ano. A partir disso, o presente trabalho teve o intuito de analisar como uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa – Paraíba, armazena e/ou garante a guarda e (re)distribuição dos livros didáticos, de forma a conservá-los servíveis a reutilização. Para atingimento dos objetos propostos, foram utilizadas teorias aplicadas a armazenagem, controle e distribuição, serviços e levantamentos de informações a respeito das políticas públicas envolvidas em sites governamentais. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa, classificada como um estudo de campo de caráter exploratório e descritivo, utilizou-se ainda a observação participante. Para o levantamento de dados, foi utilizado um formulário elaborado no Google Forms, enviado via e-mail para o colaborador responsável pelo processo de guarda e distribuição de livros, como também para um representante da gestão escolar responsável pelo processo de aquisição dos livros didáticos. Os resultados demostraram que a escola não possuía controle formal sobre o recebimento e a entrega de livros didáticos aos alunos. Além disso, os livros não estavam armazenados em locais adequados para sua conversação. Ficou evidente também que a escola não possuía políticas de conscientização sobre a conversação e o manuseio dos livros, ocasionando uma condição de itens devolvidos pelos alunos de regular para ruim, no que se refere à integridade física deles.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.