Quizzes gamificados como recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de programação

Sousa, Karine Heloise Felix de

Resumo

Buscando fazer uma contribuição na área de educação em informática, foram desenvolvidas oficinas de quizzes gamificados como recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de programação, com o objetivo de solucionar problemas identificados na motivação dos estudantes nesse contexto educacional. Mais especificamente, as oficinas foram realizadas para professores das disciplinas de "Algoritmo e Programação Estruturada" e "Introdução à Programação" do ensino superior no Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, com o intuito de apresentar boas práticas de utilização de quizzes gamificados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica que consistiu na busca e análise de informações já publicadas em livros e artigos acadêmicos, como também uma pesquisa exploratória sobre o tema, gerando insights iniciais e familiarizando-se com o assunto e uma pesquisa qualitativa que buscou compreender a temática, priorizando significados e subjetividade por meio de dados descritivos e não quantificáveis. Antes do início das oficinas foi aplicado um questionário para coletar o nível de conhecimento sobre gamificação e as ferramentas quizzes gamificados. Durante as oficinas, foram abordados os temas de gamificação e ferramentas quizzes gamificadas, e posteriormente, foi feita uma avaliação da aplicação do conhecimento adquirido pelos professores. Além disso, foi conduzido um questionário com os alunos para avaliar a receptividade das abordagens utilizadas pelos professores ao utilizar o quiz gamificado no conteúdo de programação. Os resultados evidenciaram que os professores necessitavam adquirir conhecimentos sobre gamificação e ferramentas quizzes gamificadas, e perceberam que esses recursos tecnológicos são aplicáveis e úteis no ensino-aprendizagem de programação. Em relação aos alunos, constatou-se que se sentiram motivados a aprender conteúdos de programação por meio da utilização de ferramentas de quiz gamificado, especialmente quando alcançam realizações e sucesso, fatores essenciais para a motivação. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para que os professores das disciplinas de programação adquirissem conhecimentos sobre gamificação e ferramentas quizzes gamificadas, destacando os benefícios dessas ferramentas na prática pedagógica.

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