Marketing digital: impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gráfica de João Pessoa/PB
Brito, Maria Regina de Lima
Resumo
Com a evolução e o crescimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas últimas décadas, assim como a popularização dos smartphones e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à web móvel, a informação passou a ser transmitida em tempo real e disponível a qualquer momento para o usuário. À vista disso, as organizações ganharam, através das redes sociais, meios de se comunicar diretamente com seus clientes, deixando lentamente de lado uma visão mais fechada de comunicação entre as partes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso das redes sociais na visibilidade da marca de uma gráfica de João Pessoa/PB. A abordagem adotada para levantamento, tratamento e análise dos dados da pesquisa foi a quali-quantitativa, com objetivos exploratório e descritivo, através do método de caso. Para alcançar os resultados pretendidos a pesquisa teve duas amostras, composta pela analista de marketing da empresa e 19 seguidores das redes sociais da gráfica. Em seguida, foi realizada uma análise do uso do marketing digital e das redes sociais pela Gráfica JB, identificando as principais estratégias adotadas. Para isso, foram coletados dados quantitativos, por meio de métricas das redes sociais, e qualitativos, através de entrevistas com gestores da empresa. Os resultados revelaram que a Gráfica JB utiliza ativamente as redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram, como canais principais de comunicação e divulgação. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o marketing digital e o uso das redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção da visibilidade de uma organização, como no caso da Gráfica JB.
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