Expectativas em posições de liderança: um estudo de caso dos docentes do curso superior de bacharelado em administração do IFPB campus João Pessoa
Andrade, Grabriella Cristine Almeida de
Resumo
Ao longo dos anos, a liderança foi estudada pelas mais diferentes esferas do conhecimento, angariando para si uma herança rica em significados. Os líderes, agentes que provocaram os inúmeros estudos, não perderam seu lugar de destaque no decorrer do tempo, e passaram a assumir, na prática, os diversos papéis de importância que lhe eram atribuídos nas correntes teóricas, principalmente dentro âmbito organizacional. Nesse sentindo, as instituições universitárias também necessitam de indivíduos que representem essa função e, por se tratar do meio acadêmico, o mais habitual é que ela seja assumida pelos professores. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as expectativas dos docentes do Curso Superior de Bacharelado em Administração do IFPB, campus João Pessoa, sobre possíveis atuações em posições de lideranças. A pesquisa consistiu em um estudo de caso com enfoque exploratório e descritivo, e a amostragem utilizada foi definida como não probabilística por acessibilidade e conveniência. A amostra foi composta por 24 docentes que lecionavam no curso de Administração da instituição selecionada como objeto de estudo. Os dados foram coletados mediante um questionário online, e as variáveis geradas foram interpretadas por meio da análise qualitativa, com a organização e a verificação das informações, e a quantitativa, através do processamento dos resultados, realizado pelo software de planilhas Excel, versão 2019. Em síntese, é possível afirmar que não há entusiasmo, por grande parte dos docentes, quanto a ideia de exercerem um cargo de gestão, pois os mesmos não percebem o apoio institucional, nos diversos níveis hierárquicos, para a realização dos processos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.