Atividade prática de identificação da morfologia de camarões marinhos.

Cordeiro Júnior, Evandro Lima

Resumo

A realização de aulas práticas é considerada um importante recurso metodológico, principalmente na área de Ciências Naturais, a exemplo do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal da Paraíba - IFPB. O curso visa capacitar profissionais capazes de desenvolver atividades que contribuam para o setor pesqueiro, permitindo um melhor aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, como os camarões. Considerando a importância ecológica e econômica desses crustáceos, é essencial que os discentes tenham conhecimento para identificar a estruturas anatômicas destes organismos, tendo dessa forma, uma melhor compreensão sobre a morfologia desses animais. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho, planejar uma aula prática, como ferramenta de intervenção pedagógica para o aprendizado sobre a morfologia de camarões. A aula prática será realizada em laboratório, através da divisão de grupos, os alunos realizarão a identificação de todas as estruturas externas do camarão correlacionando com a respectiva função anatômica de cada uma, bem como, poderão analisar possíveis órgãos internos que estejam em bom estado de conservação. Acreditamos que a presente proposta de aula prática facilitará a assimilação do conteúdo, e consequentemente proporcionará uma melhoraria no rendimento escolar dos discentes, transmitindo mais segurança para que os discentes possam enfrentar o mercado de trabalho, bem como uma melhor formação dos futuros técnicos em recursos pesqueiros.

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