O PIBID NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPB CABEDELO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Santos, Roberta karolyna Freires dos

Resumo

O Pibid foi criado no Brasil em dezembro de 2009, oferecendo bolsas de iniciação à docência, com o objetivo de contribuir para a formação inicial e continuada de professores da educação básica brasileira. As atividades do programa originam reflexões sobre a própria ação na carreira docente nesse processo transitório entre as ações desenvolvidas na universidade, na escola e a interação entre os bolsistas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) contribuiu com a formação docente de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo/PB. Esta pesquisa foi realizada com 50 discentes, integrantes ou exintegrantes do núcleo Pibid Biologia IFPB Cabedelo (edições 2018 e 2020). Estruturamos essa pesquisa nos moldes da investigação qualitativa em educação, todavia, quando foi necessário, utilizamos dados quantitativos para complementar a análise. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário digital contendo quinze (15) perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados oriundos do estudo demonstraram a relevância do PIBID na contribuição para a formação dos futuros docentes, uma vez que, a partir da análise foi possível constatar que 74% dos participantes indicam que o programa foi de extrema importância em sua formação, além da vivência e compreensão da realidade docente que os ajudam a vencer a timidez, desenvolver a capacidade de falar em público, bem como a criatividade, todos esses aspectos auxiliaram na melhora do desempenho do rendimento acadêmico, levando em consideração que 90% dos pibidianos informaram que notaram essa melhora. Outros aspectos que foram possíveis concluir a partir da pesquisa são o auxílio do programa junto ao estágio supervisionado, visto que 80% dos pibidianos informaram que o Pibid facilitou na realização da disciplina e o programa como política pública de permanência, a observar que 90% dos participantes concordaram que o Pibid contribui para que eles permanecessem no curso de licenciatura. Isso nos permite concluir que o Pibid-Biologia-IFPB Cabedelo vem cumprindo com êxito os objetivos que lhes foram propostos.

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