PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: CONTRIBUINDO PARA A VALORIZAÇÃO DE FAZERES SABERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

OLIVEIRA, CAMILA DE ANDRADE

Resumo

A construção de habilidades e competências profissionais constitui o principal objetivo da educação profissional tecnológica. No entanto, o exercício de uma profissão requer outros tipos de habilidades e competências que vão além daquelas adquiridas em sala de aula. No ambiente de trabalho da construção civil, profissionais com diferentes níveis de educação formal e especializações se relacionam e mobilizam saberes próprios das funções que desempenham, requerendo de cada um a capacidade de traduzir e interpretar informações e procedimentos técnicos que podem possuir nomenclaturas e formas de executar diferentes daquelas que são ensinadas em sala de aula. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de intervenção para o curso técnico em edificações, com vistas à melhoria da compreensão dos processos construtivos e à valorização dos fazeres-saberes dos profissionais da construção civil. A elaboração da proposta de intervenção foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, que resultou em um plano de intervenção contendo tema, objetivo, descrição, recursos necessários, resultados esperados e forma de avaliação da atividade proposta.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.