Ouvidoria da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba: Olhar dos Servidores e Usuários

Monteiro, Rita

Resumo

As Ouvidorias Públicas iniciam o seu processo de institucionalização no Brasil a partir de 1986, e desde então vem sofrendo mudanças estruturais, funcionais, de princípios, marcos regulatórios, modos de acesso do cidadão e níveis de autonomia. As Ouvidorias Públicas vêm se fortalecendo nas últimas décadas como instituições que auxiliam o cidadão em suas relações com o Estado, facilitando o diálogo com a Administração Pública. O presente estudo buscou analisar a atuação do trabalho da Ouvidoria da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT) por meio do olhardos servidores internos do órgão e usuários do sistema da Ouvidoria. Nesse sentido, foram aplicados questionários junto aos servidores do órgão e aos cidadãos que acionaram a Ouvidoria no ano de 2015. Nos aspectos metodológicos, a pesquisa foi, quanto aos fins, exploratória e descritiva; quanto aos meios, adotou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Concluiu-se assim, que a percepção dos servidores e usuários do sistema está focada no cumprimento dos prazos de resposta pela Ouvidoria e pela falta de divulgação da Ouvidoria como canal de participação social, o que merece uma iniciativa de melhoria por parte dos gestores do órgão e Ouvidoria Sede.

Citação

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.