A relevância da educação Ambiental no Programa Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do IFPB, Campus João Pessoa

Oliveira, Maria Zélia

Resumo

Os resíduos sólidos quando não geridos adequadamente acarretam degradação ambiental − efeito estufa, poluição e escassez dos recursos naturais, dentre outros danos. As instituições públicas federais são, especificamente, norteadas por Decretos, Leis e Normativas para a destinação adequada dos seus resíduos. O Decreto Nº 5.940/2006 determina a Coleta Seletiva Solidária (CSS) e que os seus resíduos recicláveis sejam encaminhados para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB -, Campus João Pessoa, gerenciou seus resíduos sólidos, no período 2006 - 2007, quando implantou o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), tendo como ação relevante na CSS a Educação Ambiental (EA). Os discentes e servidores foram capacitados pela EA com palestras e minicursos na metodologia do PGIRS, corroborando com o conhecimento existente da Instituição. O objetivo desse trabalho bibliográfico foi identificar, no Campus, a relevância da EA, suas origens, vertentes e as metodologias vivenciadas - EA na CSS do PGIRS. Houve falência do PGIRS de forma progressiva por não ter sido dada continuidade à EA, somado à rotatividade dos terceirizados da limpeza e do corpo discente que em na sua maioria permanece, em média, três anos. Também contribuíram a resistência dos servidores à mudança de hábitos, ausência de manutenção da infraestrutura adequada e definição de uma política institucional para gestão dos resíduos.

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