O perfil do novo vendedor em lojas virtuais de vestuário masculino na sociedade contemporânea

Honório, Alef Victor de Souza

Resumo

A mudança dos processos de vendas ao longo do tempo tem exigido que os vendedores apliquem novas estratégias para abordar os clientes, dentre elas, vendas em lojas virtuais, o aperfeiçoamento do perfil e suas postagens na rede social Instagram, como um aplicativo comum para essa atividade. Nesse panorama, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do vendedor em três lojas virtuais no Instagram de modo a abranger todas as regiões do Brasil: @lojarsimports88, @lojaisabelavesteman e @lampiaoloja. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: Qual o perfil do vendedor nesse contexto de loja virtual para vestuário masculino na contemporaneidade? Com o intuito de responder esta questão, estabeleceu-se como objetivo geral descrever o perfil do vendedor em lojas virtuais na rede social Instagram voltadas para o vestuário masculino na sociedade contemporânea. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes: identificar as lojas virtuais no Instagram voltados para o vestuário masculino; analisar como o vendedor se descreve no perfil de sua loja; e localizar informações nas postagens que indiquem qualidades voltadas para o conhecimento do produto, da loja, e do cliente. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa foi um estudo descritivo e de abordagem qualitativa, sendo de natureza básica. Os procedimentos de coleta de dados se realizaram por meio da pesquisa de campo durante o acesso às lojas virtuais. Para a análise dos dados foi feita uma análise de conteúdo, buscando o que estava sendo dito nas descrições desses perfis e nas publicações, procurando a recorrência de determinada palavra e/ou expressão em cada perfil; buscando verificar se as qualidades básicas para um bom vendedor, apresentadas por Peters (2002), constavam nessas descrições e publicações. Os resultados apontaram que nesses três perfis de loja existem palavras e/ou expressões que demonstram as três qualidades básicas para um bom vendedor: conhecimento do produto, da loja e do cliente (PETERS, 2002). O perfil da @lampiaoloja apresentou mais conhecimento sobre os produtos e a loja, do que a @lojarsimports88 e @lojaisabelavesteman.

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