Os documentos do núcleo de documentação e pesquisa da educação profissional: fontes para o ensino de temas transversais no etim do ifpb

Santos Júnior, Mardônio dos

Resumo

A pesquisa objetiva identificar os documentos do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional que possam subsidiar debates sobre temas transversais para serem desenvolvidos no contexto das disciplinas de Ciências Humanas, junto aos discentes do ensino técnico integrado ao ensino médio. Para tanto foi necessário qualificar a opinião de professores do Campus João Pessoa para inserir o assunto educação profissional como apoio aos temas transversais; descrever os documentos do acervo histórico do NDPEP; retratar os saberes existentes da educação profissional presentes nos documentos; e desenvolver um produto educacional no formato de um guia didático, apresentando os documentos do NDPEP para subsidiar as atividades do ensino de temas transversais. O produto educacional desenvolvido foi o “Guia Didático da Educação Profissional da Paraíba: os documentos do NDPEP”, que demanda ser fonte de informação e instrumento didático pedagógico de temas transversais da Educação Profissional e Tecnológica nas Ciências Humanas. Trata-se de pesquisa de campo com abordagem quantiqualitativa e pesquisas bibliográfica-documental, descritiva e exploratória com método de observação sistemática e uso de entrevista semiestruturada e questionário de avaliação do produto educacional com cinco níveis de escalas com perguntas afirmativas entre os aspectos conceitual, pedagógico e comunicacional. Os resultados das entrevistas mostram, dentre outros dados, que 90% dos entrevistados concordam que veem potencial nos documentos do NDPEP para subsidiar debates sobre temas transversais relacionados à Educação Profissional da Paraíba no ensino técnico integrado ao ensino médio. Ficou demonstrado que os aspectos conceitual, pedagógico e comunicacional ficaram evidenciados no Guia Didático, onde o professor e os discentes são convidados ao debate sobre os temas transversais e ampliar o aprendizado crítico sobre a EPT e suas relações com o ensino e mundo do trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.