Política de Segurança da Informação e Comunicação do IFPB: Análise e Contribuições para Melhoria e Confiabilidade dos Serviços

Filho, Jonas

Resumo

A Política de Segurança da Informação e Comunicação tem estado mais em evidências nos últimos anos devido ao aumento de furto de informações, exposição de pessoas, empresas e em consequência dano à imagem e perdas financeiras. A informação tornou-se um bem maior, e este bem necessita de atenção e devida proteção. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica sobre a Política de Segurança da Informação e Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Para tal, foram apresentados os principais conceitos de sistemas de informação, de segurança da informação e comunicação, política de segurança da informação e comunicação. Foram analisadas as leis, normas e decretos e guias de boas práticas na área de segurança da informação e comunicação a fim de que pudesse se construir uma análise consistente e coesa. A política foi analisada, destacando a importância do tema no cenário atual e apresentando pontos que necessitam de mais atenção em função de mudanças legislativas ou organizacionais. Por fim é apresentada uma proposta de modelo de gestão para melhoria contínua da política.

Citação

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.