Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia: possibilidades e desafios

Silva, Gisllaine Vitória Ferreira da

Resumo

As disciplinas de Ciências e Biologia possuem um importante papel no que se refere à formação para vida. Porém, no cotidiano escolar, percebe-se muitas vezes que o processo de ensino e aprendizagem destas disciplinas ocorre de forma majoritariamente teórica, não propiciando uma relação com os problemas do cotidiano. As metodologias ativas tem se mostrado como uma alternativa pedagógica que favorece a interação do aluno com o conhecimento e com os pares, promovendo melhores resultados frente ao ensino tradicional. Este trabalho tem como principal objetivo averiguar, os desafios e as possibilidades da utilização das metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia, a partir das experiências colocadas em prática por docentes que apresentaram seus trabalhos nos últimos quatro anos, no ENEBIO. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo exploratória, com abordagem quali-quantitativa. O percurso metodológico seguiu as seguintes etapas: Levantamento dos Anais; Triagem dos artigos; Busca por trabalhos relacionados com a utilização das metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação básica, com auxílio da palavra-chave: “metodologias ativas”; Articulação das informações e análise dos dados, para montagem de quadro descritivo e reflexivo. Os resultados revelam que as metodologias ativas são muito eficazes frente ao método tradicional, pois tendem a contribuir para um ensino que alça o aluno a protagonista do seu conhecimento, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo para docentes e discentes. Por meio delas, se desenvolve muito mais a autonomia do aprendiz, promovendo uma melhor assimilação dos conteúdos, enquanto os modelos de ensino tradicionais levam o aluno a uma postura quase sempre passiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.