Obstáculos de aprendizagem no ensino do conjunto dos números naturais

Silva, Israel Ribeiro da

Resumo

A matemática é uma aventura do conhecimento humano que nos trouxe inúmeros legados, das milenares pirâmides do Egito à ida do homem à lua. O conjunto dos números naturais é o primeiro conjunto que nós estudamos na Matemática. Assim, é fundamental que tenhamos um conhecimento sólido sobre esse conjunto para que possamos utilizá-lo como conhecimento prévio no estudo de diversos outros temas. Partindo dessa perspectiva o trabalho teve como objetivo geral investigar obstáculos de aprendizagens dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental no estudo das quatro operações básicas no conjunto dos números naturais. Classificamos a pesquisa como uma investigação inserida na abordagem qualitativa. Os resultados indicam que a maioria dos alunos mostram-se interessados em aprender Matemática, que consideram a mediação do professor como elemento fundamental para uma boa aula e para sua compreensão dos temas. No que se refere aos obstáculos de aprendizagem constatou-se que a maioria dos estudantes apresenta dificuldades para interpretação de situações problemas, para resolução de problemas que envolvem o pensar matematicamente e, tendo melhor desempenho nas situações que exigem apenas o aplicação direta de procedimentos algoritmos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.