APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE

Resumo

Perante aos inúmeros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas técnicas e metodologias de ensino e aprendizagem estão sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, de modo a proporcionar maior participação do estudante como agente protagonista do saber. Para alcançar este objetivo, seguiu-se as etapas de revisão de literatura sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Após a contextualização teórica, é apresentada e discutida a proposta de aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso Técnico em Edificações supramencionado. A partir da revisão de literatura tem-se como resultado uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estratégias de cálculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplicação da proposta de intervenção, a coleta de dados será realizada por meio das atividades práticas, assim como pela observação da interação dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avaliação. Para avaliação da prática pedagógica será aplicado questionário online para a turma público-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou também contribuir para a reflexão acerca dos métodos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do próprio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformulações semelhantes aplicadas em outros conteúdos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a formação de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.