O ensino de matemática para estudantes com deficiência visual: abrindo caminhos e vendo com outros olhos

Alves, Allisson José de Farias

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre o ensino de Matemática para estudantes com deficiência visual. A pesquisa está inserida no contexto da educação inclusiva, que exerce papel fundamental na busca de garantir a participação plena da pessoa com deficiência na sociedade, e uma abordagem pedagógica adequada nas aulas de matemática com estudantes com deficiência visual. Neste estudo, fizemos uma análise de documentos oficiais, de literaturas sobre a causa da educação inclusiva e da inserção do discente com deficiência visual na sala de aula do ensino regular, bem como investigamos métodos que possam vir a dirimir os obstáculos enfrentados por estes alunos durante as aulas de matemática, não apenas identificando os desafios de cada estudante, mas propondo as adaptações e explorações das abordagens mais adequadas. Refletimos sobre as condições estruturais e as metodologias de ensino que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem desse estudante. Apresentamos alguns materiais e recursos que podem ser utilizados pelo professor em suas aulas, para que estes sejam ferramentas facilitadoras no ensino da matemática. Portanto, os resultados deste estudo evidenciam a importância da educação inclusiva para os alunos com deficiência visual, bem como as adaptações curriculares e estratégias diferenciadas para atender cada necessidade individual. Também mostram a necessidade de serem realizados ajustes nos cursos de formação de professores. Além disso, mostra-se fundamental a disponibilidade de recursos didáticos diversos e adequados para criar um ambiente de aprendizado acessível e eficaz. Espera-se que este trabalho tenha dado um passo para contribuir na conscientização sobre a importância da educação inclusiva também nas aulas de matemática e inspire instituições e educadores a adotar metodologias, materiais e abordagens mais abrangentes e inovadoras em suas práticas pedagógicas, promovendo o pleno desenvolvimento da pessoa com deficiência visual.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.