INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: a inclusão da pessoa com deficiência nas empresas

CAVALCANTE, JÉSSICA ARAÚJO LEITE

Resumo

Este artigo, elaborado como proposta de intervenção pedagógica para o curso Técnico em Administração, tem por objetivo suscitar discussões para o aperfeiçoamento da formação de novos profissionais, a fim de que esses sejam sujeitos aptos a lidar com as demandas pela inclusão, em seus futuros ambientes de trabalho. Baseados no que foi reunido através de levantamento bibliográfico acerca dos aparatos legais e dos dados que apresentam o cenário da inclusão no Brasil, os alunos – sob uma metodologia ativa - serão instigados a responder oralmente a três questões principais: quais são os maiores desafios para a inclusão da PcD nas empresas atualmente? As instituições de ensino têm sido capazes de habilitar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho? Quais são as experiências de inclusão observadas em sua realidade? Considerando que o Brasil já conta com um significativo aparato legal para a promoção da inclusão de PcD no mercado de trabalho, esta intervenção prevê como resultados o aperfeiçoamento do ensino sobre a inclusão, a capacitação de pessoas para uma atuação profissional consciente e a ampliação do senso de responsabilidade dos atores envolvidos nesse processo.

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