GAMES & APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UTILIZAÇÃO DO JOGO DIGITAL “POKÉMON GO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

BERNARDO, MATEUS LIMA

Resumo

Este é um Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica do IFPB. O objetivo central deste trabalho é investigar como o “Pokémon go” dentro de uma proposta intervenção educacional pode abordar o desenvolvimento de competências e objetivos de aprendizagem conceituais, procedimentais e atitudinais com relação aos temas de metamorfose, habitat e evolução para o curso ensino médio integrado a cursos técnicos na perspectiva colaborativa dos jogos educacionais na educação tecnológica. Este trabalho é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. No que diz respeito às etapas que envolvem a pesquisa e a proposta evidenciada pelo presente trabalho, subdividimos em 3 momentos distintos, sendo estes: (I) Pesquisa preliminar; (II) Avaliação do jogo; (III) Organização da proposta. A partir da análise técnica e pedagógica, o “Pokémon go” pode ser utilizado com bom manuseio para o alcance de objetivos a partir da interação com o usuário, tornando-o elegível para servir como uma boa ferramenta para mediar o ensino de ecologia e evolução para os discentes. Como resultados, trazemos no nosso plano de intervenção pedagógica, 3 encontros que enfatizam como os jogos digitais podem ser utilizados como recursos educacionais no ensino de Biologia.

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