UM OLHAR PARA A INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS SURDOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA-IFPB

ANDRADE, LUIZ TRAJANO DE

Resumo

Considerando o acesso à educação um direito de todos respaldado por leis e na nossa carta Magna, a Constituição Federal de 1988, convém repensar a educação como uma ferramenta de promoção à inclusão de pessoas com deficiência, propagando essa necessidade também para âmbitos sociais. Nesse aspecto, o presente trabalho trata-se de uma proposta de intervenção voltada para a promoção e formação da comunicação em práticas inclusivas para alunos surdos do curso Técnico em Secretaria Escolar do Instituto Federal da Paraíba- IFPB. A proposta em questão trata-se de uma formação de curta duração, a qual será desenvolvida em 8 aulas, com carga horária de 5 horas, totalizando 40 horas de formação, sendo extracurricular para o referido curso e contando com a colaboração de um profissional da área da Libras para um diálogo sobre os principais paradigmas, permitindo o compartilhamento de conhecimentos básicos sobre a Língua Brasileira de Sinais, buscando quebrar a principal barreira existente na socialização da comunidade surda: a comunicação. Para a construção da intervenção pedagógica respaldamos nos estudos de Brito (2013), Gurgel (2015), Andrade (2016), Mendes (2016), Morais (2019), Silva (2021), entre outros que abordam a temática da pesquisa. Ao final da formação, esperamos que a inclusão de surdos seja vista de outras formas e que os alunos do referido curso possam praticá-las de maneira permanente e propagar o conhecimento que foi compartilhado sobre a Libras no momento oportuno.

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