Empreendedorismo universitário: uma análise da intenção empreendedora dos concluintes do curso superior de bacharelado em administração do IFPB

Silva, Ramon Pereira Soares da

Resumo

Nos cursos de Administração no Brasil, embora haja uma orientação predominante para preparar os graduados para carreiras em grandes empresas, o empreendedorismo surge como uma oportunidade valiosa. Ele oferece uma alternativa para aqueles que não encontram espaço no mercado de trabalho tradicional, permitindo a aplicação prática do conhecimento adquirido na graduação. Além disso, o empreendedorismo destaca-se como uma forma de gerar valor para a sociedade, criando oportunidades de emprego e renda." De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor - GEM, aqui no Brasil, de 2019 até 2022 o nível de empreendedorismo total no país manteve-se relativamente estável, com ligeira tendência de queda, com taxas que foram de 31,6% em 2020 a 30,3% em 2022, significando, em cada ano, a existência de perto de 42,2 milhões de indivíduos envolvidos com a criação ou manutenção de um negócio próprio em qualquer estágio. Sendo assim, surge a curiosidade de saber se o discente do curso de bacharelado em Administração tem a intenção de empreender após concluir o curso. Para isso, foi utilizado o Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ) com estudantes do 6º, 7º e 8º período. Os resultados da pesquisa sugerem uma inclinação positiva para o empreendedorismo, com fortes tendências para serem os donos do próprio negócio após finalizarem o curso, já que de acordo com o resultado obtido, os discentes informaram que fariam qualquer esforço para abrir seu próprio negócio, que não teriam dificuldades para gerir um empreendimento, assim como se caso tivesse oportunidade, prefeririam empreender ao invés de buscarem uma vaga disponível no mercado de trabalho.

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