A Informática na Educação Profissional, como Instrumento de Inclusão e Ampliação dos Conhecimentos dos Educandos para Inserção da Língua Brasileira de Sinais

SANTOS, JAELCIO SILVA DOS

Resumo

A sociedade contemporânea está em constante processo de modificação e evolução, desta maneira, partimos do pressuposto que a educação transforma a vida das pessoas e, os indivíduos surdos, fazem parte dessa sociedade e estes estão presentes nas escolas regulares do sistema educacional de ensino, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental, médio até chegar no nível superior. Desta maneira, se faz necessário o debate sobre a relevância do ensino de Libras nas escolas, de maneira que possa trazer uma integração maior entre os alunos ouvintes e surdos, para que desta maneira, haja uma verdadeira consistência desta inclusão, de maneira que não só os alunos surdos sintam este processo, mas também, os alunos ouvintes possam aprender que podem se comunicar com esses alunos. Desta forma, o presente artigo busca em seu objetivo geral, entender como o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, para alunos ouvintes, pode vir a se tornar uma ferramenta colaborativa para a promoção de inclusão escolar de alunos surdos em escolas regulares do ensino médio / técnico em informática Cidadã na cidade de Itabaiana - PB. Desta maneira, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) refletir acerca da inclusão dos estudantes surdos nas escolas regulares; b) apresentar algumas maneiras de implementação do ensino de LIBRAS a alunos ouvintes; c) aumentar a interação entre alunos surdos e ouvintes, para que haja uma maior socialização no processo de ensino e aprendizagem; d) construção de atividades comum para todos alunos, porém com a acessibilidade da LIBRAS.

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