Educação profissional: uma proposta de intervenção pedagógica no Complexo Turístico do Relo, Luís Gomes/RN

Carvalho, Karine da Silva

Resumo

Os atuais processos de produção e consumo implicam em uma crise ecológica e humanitária de ordem planetária. Desde a década de 1960, cientistas alertam para a necessidade do estabelecimento da proteção ambiental diante de um consumismo desenfreado e inconsequente dos recursos naturais. Todavia, a percepção e a sensibilidade empregada nesta época não foram suficientes para impedir a atual crise que envolve aspectos de saúde, bem-estar social, conforto térmico, manutenção da biodiversidade, sobretudo as desigualdades sociais. Desta forma, a aplicação contínua e integrada da educação profissional do eixo tecnológico ambiental aliada a educação ambiental se torna crucial para o estabelecimento do contato íntimo do meio natural com as pessoas e assim o reforço de que a humanidade é parte do ambiente, e não está separado dele. Dentro desse contexto, as aulas de campo, para além de várias vantagens podem unir a sociedade ao ambiente natural, de modo prático e vivencial. Nesse sentido o objetivo desta pesquisa é apontar como intervenção pedagógica uma aula de campo ao Complexo Turístico do Relo situado no município de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Para tanto, poderão ser realizadas além de palestra e aulas teóricas a visita a este Complexo em duas momentos distintos: o primeiro com o intuito de conhecer os aspectos ambientais deste local, e o segundo visa a prática de atividade ecoturística propriamente dita. No Complexo Turístico do Relo já é desenvolvido um espaço de educação ambiental informal, a partir da aproximação dos visitantes à vida natural. Este espaço dispõe de trilha ecológica, queda d’água e uma vegetação típica do bioma Caatinga. A partir dessa intervenção pedagógica espera-se despertar nos estudantes uma sensibilização ecológica e comportamentos sustentáveis de modo a respeitar todas as formas de vida do planeta.

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