Empreendedorismo: o perfil e comportamento do consumidor do comércio eletrônico e a sua percepção sobre o modelo de negócio dropshipping

Nascimento, Felipe Lopes do

Resumo

Com os avanços tecnológicos atuais, vivenciamos uma verdadeira mudança de rota na economia global. O setor terciário (setor da economia voltado para comércio e serviços) incorporou novos modelos de negócios, se permitindo explorar os modelos de negócios virtuais. Um modelo de negócio online que vem ganhando repercussão é o dropshipping, sendo apresentado como um negócio de baixo custo e de fácil operacionalização. A pesquisa apresenta esse modelo de negócio como também o perfil e comportamento de compra dos consumidores inseridos nesse contexto. Quanto a sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, por gerar conhecimento e possibilitar a aplicação prática; descritiva por descrever o perfil e comportamento do consumidor online e relacionar esse comportamento com o comércio eletrônico voltado para o modelo de negócio baseado em dropshipping. No tocante a sua abordagem a pesquisa é quali-quantitativa, por buscar compreender o comportamento do consumidor do segmento online se utilizando de dados etários e econômicos dos consumidores. O Google forms foi utilizado como instrumento de coleta de dados, com questões objetivas e a amostra se limitando a 39 respondentes, colaboradores de uma empresa do ramo do varejo físico e online. Os resultados da pesquisa apresentaram o perfil dos respondentes como sendo majoritariamente jovens com idade entre 20 e 29 anos, com salários entre 2 e 3 salários-mínimos e que possuem o hábito de comprar online motivados pela praticidade e por preços mais acessíveis. Optando por sites de produtos importados, geralmente compram itens com preços de até U$50,00 dólares. Ainda a pesquisa mostrou as redes sociais como um potencial meio de comunicação para se divulgar produtos e prospectar clientes, destacando as avaliações dos produtos disponíveis no site do vendedor, experiências anteriores e indicação de alguém do grupo social como os principais fatores de influência da decisão de compra. Por fim, o estudo traz conhecimento teórico sobre dropshipping como modelo de negócio e a percepção dos respondentes da pesquisa a esse respeito, tendo a pesquisa revelado que a maior parte dos respondentes tem uma ideia do que seja ou sabem bem do que se trata dropshipping e que acreditam ser uma boa opção de negócio

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.