É preciso ler o mundo para integrá-lo: da formação crítica de jovens leitores de literatura no universo da educação profissional e tecnológica
Souto Maior, Íris Lucena Pimentel
Resumo
O presente estudo, apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), busca compreender a formação literária guiada pelo paradigma sistêmico da integração como uma experiência crítica de legitimação do Ensino Técnico Integrado ao Médio no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, propomo-nos à investigação de pressupostos pedagógico-conceituais que favorecem e dificultam a consecução da formação integrada (alinhando-os à história da educação no geral e à história da EPT em particular), analisando — especialmente — a dualidade histórica da educação e as conexões possíveis e/ou necessárias entre a educação básica e a EPT. À luz do paradigma sistêmico de Edgar Morin e suas conexões com a ideia de integração na educação, vislumbramos iluminar o potencial sistêmico e integrador da experiência literária na formação crítica de jovens leitores no âmbito da EPT. A partir desses estudos, investigamos a experiência de leitura literária de estudantes do IFPB (Campus João Pessoa), a fim de desbravar nuances da problemática desta pesquisa, mapeando o atual cenário da cultura leitora desses sujeitos e contrastando os desafios da exponenciação dessa cultura à existência de iniciativas de promoção de novos leitores de literatura, como a do Clube do Livro Paideia, em funcionamento no IFPB (Campus João Pessoa).
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