O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de química para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Intervenção Pedagógica
CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
Resumo
Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia colaborou para sua integração ao âmbito educacional, caracterizando-a como um suporte fundamental no processo de ensino e aprendizagem ao transformar a educação, outrora enveredada pelo caminho do tradicionalismo, em uma educação mais acessível, dinâmica e eficaz. Nesse sentindo, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que visa a abordagem química de forma contextualizada utilizando Tecnologias de Informação – TIC’S às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Cidadã Integral Coelho Lisboa, localizada na cidade de Santa Luzia – PB, através do desenvolvimento de um projeto de extensão. Nessa perspectiva, o projeto de extensão deverá ser desenvolvido mediante a colaboração de estudantes do curso Técnico em Informática, ofertado pelo IFPB – Campus Santa Luzia, utilizando a rede social TikTok como suporte educacional no processo de ensino e aprendizagem em química. Para isso, o projeto consistirá na produção e disponibilização de vídeos que abordem os conteúdos identificados como aqueles em que os estudantes da escola lócus da pesquisa apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Como resultados, espera-se que as atividades de intervenção possam contribuir desenvolvimento de novas práticas pedagógicas de ensino, com melhorias de aprendizagem em química e capacitação desses estudantes como sujeitos ativos na construção do seu conhecimento. Por fim, espera-se que a participação dos estudantes da instituição possa contribuir de forma positiva para seu processo de formação educacional, social e cidadã, objetivos das atividades de extensão.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.