UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM MATEMÁTICA: uma proposta de intervenção para o PROEJA

BESERRA, MICHAEL DOUGLAS DE LIMA

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso surgiu diante da dúvida sobre como propor uma estratégia de ensino de Matemática baseada em jogos. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa aplicada cujo objetivo geral foi propor uma estratégia de ensino de Matemática baseada em jogos para trabalhar com jovens e adultos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para que nossa pesquisa estivesse fundamentada teoricamente, realizamos um estudo direcionado à Educação Básica de nosso país e aos documentos norteadores do PROEJA, nos apoiando na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), no Documento Base do PROEJA (BRASIL, 2007) e no Programa Nacional de Qualificação (2003). Em seguida, buscamos nos inteirar sobre o ensino de Matemática a partir de jogos de acordo com Regina Grando (2000), Kátia Smole, Ignez Diniz e Estela Milani (2007) e Vinícius Varella (2022). Desta forma, segundo Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2013) e Adriana Pereira, Dorlivete Shitsuka, Fábio Parreira e Ricardo Shitsuka (2018), realizamos um trabalho de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, cujos objetivos específicos foram: propor práticas de ensino diferenciadas da prática tradicional; buscar adaptar jogos matemáticos à realidade de quem vivencia o PROEJA; fomentar o trabalho em equipe, visando uma melhor interação no mundo do trabalho. Por conseguinte, realizamos nossa proposta de estratégia de ensino citando quatro jogos matemáticos que acreditamos e defendemos que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades matemáticas e sociais necessárias para a formação do estudante como cidadão transformador do meio em que vive.

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