MELHORIAS HABITACIONAIS SOB PROCESSOS COLABORATIVOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

BATISTA, DIOGO GOMES PEREIRA

Resumo

Um dos princípios norteadores da educação profissional e tecnológica é a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ao munir as instituições educacionais de práticas pedagógicas, visando o bem comum da sociedade, unindo saberes e fazeres, tem-se um panorama de rico aprendizado mútuo. Deve-se atentar para a problemática existente em cada contexto, tais como a situação de vulnerabilidade habitacional e a necessidade de melhorias, sob aspectos de segurança, conforto e acessibilidade. Este artigo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na educação profissional, direcionada para o curso técnico em edificações, com ênfase em projetos de melhoria para habitações de interesse social. Os objetivos específicos envolvem: (I) desenvolver uma atividade que contemple a reflexão teórica sobre a temática de interesse social; (II) desenvolver uma atividade de fortalecimento das aptidões técnico-projetuais. A metodologia possui uma abordagem descritiva e foi baseada em revisão da literatura e na elaboração de uma prática pedagógica colaborativa. A intervenção pedagógica é voltada para o curso técnico em edificações. É proposta uma atividade colaborativa tratando do tema de intervenção projetual sobre habitações de interesse social. A ação proposta foi dividida em três etapas: conhecimento e diagnóstico do local de estudo; projeto e apresentação das propostas de melhoria. Como resultados espera-se: desenvolver aptidões técnico-científicas e de representação, atender a demandas sociais emergentes, promover uma reflexão crítica e conscientização sobre a dimensão social da profissão. Assim, contribui-se com uma formação emancipadora, através de um processo participativo, unindo a teoria e a prática. Além disso, busca-se contribuir com uma formação emancipadora, através de um processo participativo, unindo a teoria e a prática, entre docentes, discentes e sociedade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.