PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experiência vivenciada, a partir de uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas para aprimorar o ensino de partida de motores elétricos trifásicos, incluindo o uso de simulações, laboratórios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a temática em estudo. A partir do embasamento teórico desses referenciais foi construída uma proposta de intervenção pedagógica, em uma sequência de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos, por meio de momentos teóricos em sala de aula, em laboratórios com computadores para simulação de software e laboratório de eletricidade para montagem de circuitos elétricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e prática, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na indústria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso Técnico em Eletroeletrônica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores elétricos trifásicos. A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada através de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a eficácia das práticas pedagógicas adotadas. A pesquisa destaca a importância das práticas pedagógicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos. Por fim, a proposta de intervenção desenvolvida mostrou-se eficaz na formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa área.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.